especializado em produções musicais
 

Álbuns

Do pioneiro Passeio Noturno, lançado em 1985, com gravações ao vivo no estúdio Transamérica RJ e mixagem adicional no Record Plant Studios de Nova York por Tom Swift — engenheiro que trabalhou com Miles Davis, Michel Petrucciani e Tom Jobim — até Planeta Diário, o quadragésimo álbum, lançado no final de 2024, totalmente gravado e mixado no TudoPiano Estúdios, desenha-se uma trajetória artística absolutamente singular, acompanhando, ao mesmo tempo, a evolução da tecnologia musical dos anos 80 até hoje.

Pesadas e caríssimas fitas de 2 polegadas, que comportavam a gravação de apenas três ou quatro músicas cada, deram lugar às gravações digitais — primeiro ainda em fita, depois em computadores e HDs.

Se a mídia, o armazenamento e até o fluxo de trabalho mudaram ao longo do tempo, para mim, a transformação sempre ocorreu no sentido de facilitar a materialização de ideias e inspirações — temas, timbres e arranjos que se formam em nossas mentes musicais.

A atenção ao “todo” de cada álbum supera em muito a obsessão pelo detalhe, que tantas vezes desvia o artista de sua verdadeira realização. Modismos musicais e tendências tecnológicas também passam longe de quem entende que não é a caneta sofisticada que faz a grande criação, mas sim as ideias trabalhadas com intensidade e paixão.

Dos álbuns de piano solo aos duos com percussão, sopros, violões e guitarras — passando por formações mais complexas, como em Festa com Orquestra — essa discografia celebra a música e os músicos em 40 capítulos.

A lista de colaboradores e parceiros, assim como a diversidade de estilos apresentados, é consistente e merece ser conferida.