20-MundoPiano
Quem é pianista profissional sabe que deve estudar todos os dias. Dizia Horowitz:”…se eu não estudar 3 dias, só eu sei; se ficar uma semana sem estudar, meu empresário vai perceber e mais do que isso, o público vai notar…”.
Um dos maiores prazeres que essa prática me trouxe é tocar livremente o que vem à minha mente depois do estudo diário de técnica, escalas e arpejos.
É como cair numa piscina natural depois daquela sauna à lenha numa casinha de serra: as idéias fluem livremente abrindo um estado de consciencia privilegiado.
Há alguns anos desenvolvi o hábito de gravar essas performances no piano acústico, Rhodes e teclados de todas as gerações, respeitando a duração próxima de um minuto, numa espécie de diário musical.
Em tempos de quarentena, revisando meus HDs reencontrei essas peças e ao ouvi-las tive a sensação de que motivos melódicos, riffs, harmonias e timbres que fazem minha assinatura musical estavam ali espontâneos, em progresso e misturados a novas descobertas que de alguma maneira são ouvidas em meus discos autorais, arranjos e trilhas sonoras.
Como os dias que não se repetem, apesar de realizadas num ambiente com os mesmos microfones e intrumentos (piano acústico e Rhodes 73 Mark I) nem por isso as gravações apresentavam um som de qualidade uniforme.
Desse fato me veio a ideia de convidar o querido engenheiro de som Fábio Henriques, com quem apesar da extrema afinidade, trabalhei menos vezes que gostaria, para masterizar as gravações desse projeto e com sua ponderação ser um interlocutor para minhas inseguranças técnicas e artísticas.
A maneira de ouvir e fazer música mudou porque toda a comunicação mudou: vivemos numa constante troca de mensagens, posts, comentários, hai kais musicais que nos instigam a todo tempo e é dentro desse cotidiano que MundoPiano se apresenta.
- ...”Don't listen to music to forget anxious.
Don't listen to music to escape from anxiety
Now we should listen to music to confront anxiety.
Miyazawa Kazufumi: cantor, compositor e músico de Tóquio.
- …”Neste ensaio diário musical
MUNDOPIANO
Fernando expande o instrumento
tempo
a nós
ouvir para repetir
combinar fragmentos
estender as sensações
e conceitos sonoros
únicos
nas horas destes
dias sem fim
Katia Maciel: poeta, artista e professora
- ”Algumas músicas tem a capacidade de nos colocar num estado de calma e tranquilidade. As peças curtas e certeiras (1 minuto apenas) do Fernando Moura conseguem, num breve espaço de tempo, nos dar o alento e a paz para seguirmos em frente. Um minuto de puro combustível pra alma.
Duda Vaisman: director de cinema e tv
- Mais uma vez Fernando Moura nos surpreende com MUNDOPIANO. Um conjunto de músicas curtas, em torno de 1 minuto, quase vinhetas, que têm como elo comum a extrema delicadeza. Fernando nos oferece uma trilha sonora que cada ouvinte monta ao seu bel prazer. Nestes tempos de isolamento e excepcionalidade, nada melhor que referências musicais diferenciadas que nos convidam a meditar, contemplar, interiorizar exteriorizar em busca do que temos de melhor em nós.
Fred Góes: escritor e letrista
- Fernando and I have been friends for 20 years, now and I have traveled the world with him in the same band. It's often said that "music transcends borders," and it was a wonderful experience to feel that in a real way.
Fernando's new works are images of music that captures a variety of emotional movements, including anxieties and conflicts, that can only be created in the year 2020.
Takano Hiroshi: musician, singer, songwriter and producer
- O mundo parou. Mas o desenvolvimento das crianças, nosso pensamento e nossos sentimentos estão aqui ainda.
Me emocionei de modo incrível com cada música que ouvi - a delicadeza de cada uma tocou fundo no meu coração. Mais uma vez, admirei sua capacidade de criar mesmo nas grandes dificuldades.
Esta é uma grande ideia e chega em momento oportuno.
Nilda Alves: professora titular em Educação da UERJ
Ficha Técnica
Todas as composições, piano acústico e elétrico Rhodes 73 Mark I: Fernando Moura
Produzido, gravado e mixado em TudoPiano Estúdios Rio de Janeiro por Fernando Moura
Co produção e masterização: Fábio Henriques
Produção Executiva: Claudia Rozental
Foto da Capa: Andrea Elkind