especializado em produções musicais
 

30-SOLO

 

Acredito que passe pela cabeça de todo compositor ou intérprete em algum momento de sua carreira o desejo de encarar o desafio do projeto solo.

Numa época em que a tecnologia pode transformar um celular num estúdio de gravação e mixagem, as ideias musicais podem ganhar o mundo numa velocidade muito diferente de clássicos como Conversations with Myself de Bill Evans, Switched On Bach de Wendy Carlos, Tubular Bells de Mike Oldfield e muito da obra de Vangelis e Tomita.

Não sei se há relação entre ser filho único e ter escolhido o piano como porta de entrada na música, afinal ele é um dos instrumentos que podem se bastar como fonte de expressão e há muitos discos de piano solo, inclusive o meu MundoPiano de 2019, que apresentam essa proposta. 

SOLO usa a expansão para o mundo dos teclados que aconteceu naturalmente em mais de 4 décadas de atividade profissional e que transformou o que era uma estrela numa galáxia de possibilidades sonoras.

A “orquestra” de SOLO passa a ser o meu TudoPiano Estúdio com sua coleção de instrumentos de teclado que começam em 1949 com o Hammond, passa pelos eletromecânicos Fender Rhodes, Wurlitzer e Hohner Clavinet dos anos 60, os Moogs e Prophets dos anos 70, os Oberheims dos anos 80, digitais dos anos 90 e evoluem cronologicamente até os dias de hoje, com modulares e virtuais.

SOLO não é absolutamente um desfile ostentatório de teclados (não uso todos eles em cada música!).

Muito além disso, o que o disco apresenta é a combinação de timbres e de linguagens sonoras que esses sons oferecem ao compositor, arranjador e performer de uma geração que acredita na música como forma de expressão, sabe que instrumento não toca sozinho e que música autoral é vocação, paixão e artesania.

SOLO tem muitos ângulos e perguntas que ao longo do percurso seu protagonista único tentou desvendar para cativar o ouvinte na floresta digital de sons que nos cerca todos os dias.

Num mundo de referências, tributos e “sound alikes”, ser original não é o caminho mais fácil, mas é o 

melhor para quem acorda todos os dias com vontade de falar com o mundo usando a linguagem dos sons.

SOLO é para você que não parou no tempo nem se rendeu às escolhas óbvias da vida e da música.

 

 

 
 

 

 

01 Space Saloon

Piano acústico e preparado na linguagem de TudoPiano que começou em Emoções Baratas aos 18 anos de idade no MAM-RJ.

02 Fogo e Vento 

Piano acústico dialoga com sintetizadores e ritmos de várias  gerações.

03 Cada Dia

Rhodes com moldura de drones e timbres vintage para melodias e baixos de Mini Moog.

04 Mar de Lua

Atmosfera rarefeita preenchida por marimbas a geradas a partir de energias de plantas através do artefato music of the plants que sintetiza os sons das plantas.

05 Falando Grego 

Drones modulares e um timbre de solo dos anos 80, que marcou mais de uma geração de tecladistas.

06 Não Corra Papai

Piano solo em um take único sem explicações ou preocupaçoes.

07 Bate bola Leprechaun

Atmosfera futurista com pulsação e interrogações sonoras pontuando.

08 Pterodáctilos

Drones sobrevoam paisagem lunar e encontram a previsão do tempo

09 Noite no Lago

On the Rhodes… again… with guests and ghosts.

10 Quem vem lá

A espera é difícil, mas surpresas acontecem.

11 Formigas e Sapos

Tensão e expectativa nas profundezas da floresta digital.

12 Ilhas de Força

A aparente imobilidade cria um movimento único e incessante.

 

 

 

 

Ficha Técnica

Fernando Moura - pianos e teclados

Gravado em TudoPiano Estúdio

Luciana Petrelli - fotos

Claudia Rozental - produção executiva e arte da capa