7-Rio Ceará com Hoto Jr
Hoto Jr é daqueles músicos que você não consegue se lembrar exatamente como entrou na sua vida musical porque parece que sempre esteve lá.
O Ceará, por força de um improvável destino para esse carioca, sempre teve um papel decisivo para mim: o primeiro trabalho profissional com Ednardo, parcerias duradouras, shows, gravações e nos ensaios, para o réveillon de 2012, com Mona Gadelha, conheci Hoto Jr e nos entrosamos rapidamente.
A ligação do piano com a percussão é recorrente em minha trajetória musical. O ritmo sempre foi, ao lado da harmonia, característica forte em minhas composições e arranjos. Associações vitoriosas com Ary Dias, Marcos Suzano, Carlos Negreiros, Jovi Joviniano, Mestre Wesley da Mangueira e Bernardo Aguiar demostram isso claramente. Hoto Jr chegou com musicalidade, seriedade no trabalho sem abrir mão do humor, fundamental para fazermos nossa arte em total liberdade, e conquistou minha atenção desde o primeiro momento.
Um músico que afirma sua personalidade musical servindo à música e procura suprir as necessidades de ritmo dos arranjos com precisão e criatividade. Aos poucos, passei a estimulá-lo a se lançar em trabalho solo porque, além de acompanhante profissional e educador, Hoto Jr tem o que dizer na música e não é de mandar recado.
A distância sempre dificultou nossas iniciativas de duo, mas durante a pandemia (sempre ela) li com tristeza um post dele compartilhando a dificuldade que estava sentindo em fazer música, essa atividade onde a interação entre pessoas é absolutamente imprescindível.
Respondi dizendo que não queria vê-lo se sentindo daquela maneira e que havia chegado a hora da gente parar de se prometer e fazer um single juntos.
Rapidamente ele me mandou uma improvisação de Hang Drum, instrumento climático e diferenciado, no qual ele se expressa muito bem, perguntando se eu achava legal continuar alguma coisa a partir dali.
Pedi que ele mandasse a track gravada com alguma espécie de estrutura para eu trabalhar e, 2 dias depois, já estava sentado ao piano de meu estúdio trabalhando na composição do que viria a se tornar nosso primeiro single Rio Ceará.
No dia seguinte acrescentei overdubs de Hammond C3, Clavinete e Rhodes, fiz uma rápida mixagem para enviar para ele, que ao lado de Anfrísio Rocha (nosso “terceiro Beatle”) ouvisse no Estúdio Som do Mar em Fortaleza e avaliasse o que tínhamos até ali.
Vieram novos overdubs de percussão todos pertinentes e bem colocados.
Viajei para Mauá, lugar de águas poderosas e sonoras, gravei sons de rios e cachoeiras e enviei para que Hoto Jr e Anfrísio Rocha fizessem a mixagem lá em Fortaleza.
Dias depois, ainda em Mauá, vibrei com a mix, ao lado de minha filha de 5 anos, que pedia para repetir seguidamente aquele som delicado, mas com energia, que vinha do player do carro.
Aprovada a mix, imediatamente enviei para meu amigo Luis Herrera do Masterhead Lab para mixagem, enquanto Aloízio Jordão nos presenteava com a maravilhosa fotografia da capa e, Claudia Rozental providenciava a arte e a produção para o lançamento dgital.
O nome da música veio por sugestão do percussionista cearense Hoto Jr a quem passo a palavra:
“O famoso Rio Ceará, onde suas águas se encontram com o mar e o belíssimo visual da praia da Barra do Ceará, em Fortaleza, foram a inspiração para uma melodia criada por mim, em meu Hang Drum que junto das harmonias e arranjos de Fernando Moura trouxeram ao mundo a música Rio Ceará.
A liga sonora dos músicos surgiu naturalmente desde o primeiro encontro, com energia musical e espiritual, que despertou o pianista e arranjador Fernando Moura essa parceria comigo.
Fernando pintou na minha vida como uma luz, foi um grande incentivador por minha carreira solo como percussionista, o cara que estava ali sempre cobrando e acreditando que aquele músico acompanhante de tantas gigs tinha que ter seu trabalho solo.
Daí então, recebi um convite para participar de um Festival de música instrumental em 2017, onde nasceu o Trio Hoto Jr. Forró Jazz que, desse show ao vivo, virou o meu primeiro álbum solo, intitulado Hoto Jr. Forró Jazz Trio e, nessa data, me recordo de lembrar muito do Fernando ao subir ao palco, ele estava presente espiritualmente.
A parceria já era um namoro antigo, mas a distância entre o Rio e o Ceará criou uma barreira que, na pandemia dos anos 2020 e 2021, se rompeu e resolvemos gravar mesmo à distância, assim veio nossa primeira música autoral juntos.
O nome chegou no momento exato de nossas vidas onde, através da minha percussão e do piano e teclados do Fernando, conseguimos unir o Rio ao Mar em forma de música.”
Ficha Técnica:
Rio Ceará com Fernando Moura e Hoto Jr
Música e arranjo e performance de Fernando Moura (piano, Hammond e teclados) e Hoto Jr (Hang Drum, conga, bongô e percussôes)
Gravado nos estúdios TudoPiano (RJ) e Som do Mar (Fortaleza)
Mixado por Anfrísio Rocha no estúdio Som do Mar
Masterizado por Luis Herrera no Masterhead Lab Studios
Foto da capa: Aloízio Jordão
Arte da capa e produção executiva: Claudia Rozental
Brasil, julho de 2021.