Criar trilhas sonoras leva sua imaginação a mundos e cenários que você nunca pisou com seus próprios pés.
Versatilidade e desapego a estilos e fórmulas musicais são os melhores aliados para que sua música construa uma narrativa no mundo do áudio visual. Essa estética já está incorporada ao meu arsenal de compositor e é uma das que mais me inspira, porque penso na música como um roteiro de uma história, não como uma forma previamente definida: sonata, canção ou sinfonia.
As músicas de Sul Profundo tiveram sua inspiração na trilha sonora que compus para um documentário sobre o Território Antártico: tudo lá é grande, profundo e superlativo.
As inspirações vieram com imagens aéreas de montanhas de gelo, céus límpidos, numa atmosfera de temperatura negativa que, rapidamente, se transformavam em tempestades e belezas indescritíveis de fauna e flora que me trouxeram uma quantidade enorme de ideias.
Algumas composições ficaram resolvidas com piano acústico e teclados enquanto outras criavam vida própria e me sugeriram convites a músicos que gosto muito para que trouxessem suas contribuições para essa viagem sonora.
Infelizmente não pudemos nos encontrar pessoalmente, o trabalho foi totalmente realizado durante a pandemia, mas a sintonia musical funcionou perfeitamente tanto no Japão, com o trumpete de Luis Valle; na França, com o fagote de Simon Béchemin; em Itaipu, com o violino de Bernardo Bessler; e na Lagoa, com a guitarra de Victor Biglione, com quem tive um reencontro musical e pessoal que me deixou extremamente feliz depois de muitos anos.
Completando esse time especial de colaboradores, requisitei o talento e a capacidade do engenheiro de som Renato Muñoz, outro amigo que reencontrei nesse projeto, que masterizou o trabalho e mixou as músicas de instrumentação mais complexa, garantindo qualidade indispensável a um som que pode variar entre um dueto de violino e piano de inspiração neo clássica a um solo de fagote sobre um textura ambient totalmente sintetizada que saiu da minha imaginação, passou pelos instrumentos e músicos e vai chegar à sensibilidade daqueles que acreditam que música não se limita categorias ou gêneros: ela ativa a imaginação de quem gosta de sonhar.
Ficha técnica
Músicos convidados:
Simon Béchemin – fagote (faixa 4)
Bernardo Bessler – violino (faixa 5)
Luis Valle – trumpete (faixa 6)
Victor Biglione – guitarra (faixa 15)
Todas as composições, arranjos, piano acústico e teclados por Fernando Moura
Gravado em TudoPiano Estúdios e nos estúdios dos convidados.
Mixado por Fernando Moura exceto faixas 1 e 15 mixadas por Renato Muñoz no Estúdio Du Brou.
Masterizado por Renato Muñoz
Produzido por Fernando Moura
Capa: Felício Torres
Foto capa: Aloízio Jordão
Produção Executiva: Claudia Rozental