especializado em produções musicais
 

29-Canções entre Mares com Marília Zangrandi

 

Sobre Canções entre Mares

Marília Zangrandi – Voz

Fernando Moura – Piano, teclados e produção musical

 

Por formação, vocação e opção venho de uma tradição de música instrumental onde a música deve “falar por si própria” como escreve Bill Evans na contracapa de Kind of Blue, o lendário disco de Miles Davis gravado em 1959, ano em que nasci.

Em mais de 40 anos de trajetória profissional no mundo da música, tive oportunidade de trabalhar com músicos tão variados como George Martin e a bateria da Mangueira além de grandes solistas e cantores de diversos gêneros musicais.

Uma oportunidade que sempre esperei com ansiedade era a de encontrar um cantor com alma de músico, alguém que visse sua voz como instrumento sem necessariamente se apoiar em scat singing ou recursos imitativos.

“Instrumento” do ponto de vista filosófico e funcional: aquela ferramenta que serve à música, que amplia horizontes e transmite emoções aos ouvidos e corações bem atentos.

Difícil tarefa, mas uma palestra sobre trilhas sonoras na Web proporcionada por Jaques Figueiras, colocou Marília Zangrandi e eu em contato e começamos essa investigação musical que vem em capítulos de maneira a formar um EP que batizamos “Canções entre Mares”.

A ideia é alternar os protagonismos e papéis do cantor e do músico: a voz não é usada necessariamente como o fio condutor e o instrumental não fica sempre na posição de sustentação ou apoio secundário aos vôos do “artista”.

Os papeis de protagonista, antagonista e coadjuvante se misturam para contar uma história musical diferente a cada uma das peças dessas “Canções entre Mares”.  

Acha que já ouviu isso antes? 

Então confira na plataforma digital de seua preferencia: a curiosidade é um prato que se deve comer quentinho e muito bem preparado.

Fernando Moura

Rio 22 de novembro de 2022.

 

 

 

Ficha Técnica

Marília Zangrandi: voz

Fernando Moura: piano e teclados

  1. Oráculo de Ébrios (letra: Marilia Zangrandi, música: FM)
  2. Olhos de Ressaca  (poema de Zetho Cunha Gonçalves - autor, música: FM) 
  3. Carta Celeste (letra: Marilia Zangrandi, música: FM) 
  4. Névoa sobre o Cais (música: FM)

Gravado em Lisboa (vozes) e Rio de Janeiro (instrumental)

Produção, mixagem e masterização por Fernando Moura em TudoPiano Estúdios, Rio de Janeiro.

Arte da Capa: Marília Zangrandi

Produção executiva: Claudia Rozental

Inverno e verão de dezembro de 2022.