especializado em produções musicais
 

24-Aí Vamos Nós com FernandUo

 
 
 
FernandUo

A impossibilidade de tocar durante 3 semanas devido a uma fissura de costela ao cair da cama acordado por minha filha que me esperava para brincar, trouxe a ideia de gravar um disco totalmente dedicado a música eletrônica: timbres e estéticas musicais radicalmente diferentes de todos os outros que fiz, onde de uma maneira ou de outra, a minha atuação como instrumentista sempre influenciou os caminhos musicais tomados.

Obrigado a ficar em casa porque, além da pandemia, não conseguiria ir até meu estúdio; ligar ou microfonar instrumentos tinha que ser evitado e, só em lembrar da banqueta do piano, a costela doía mais um pouco.

 

Já vinha acompanhando há algum tempo o uso de inteligência artificial na música e, como minha intuição me soprou no ouvido que esses recursos teriam mais espaço no mundo das trilhas sonoras, comecei a fazer rascunhos diários no iPad e enviei alguns para meu parceiro Fernando Cañedo, compositor, também atuante no mundo das trilhas sonoras, e reativamos nosso FernandUO com o qual lançamos o álbum “Aqui é lá”, em 2019.

 

 

A proposta de compor num ambiente sonoro totalmente eletrônico, artificial, é menos fácil do que aparenta ser para músicos com formação tradicional como eu.

Aquelas primeiras ideias de texturas, drones, repetições, substituição de melodias construídas cuidadosamente por sucessões de eventos aleatórios, ausência de campo harmônico e padrões rítmicos, não se sustenta.

 

 

Você começa a perceber que harmonizar nesse ambiente sonoro é muito menos procurar os acordes e muito mais para combinar frequências, alternar eventos sonoros no tempo e espaço, em movimentações em paralelo ou antagônicas, na procura por diferentes caminhos musicais. 

Variar as estéticas musicais é um pouco como tentar diferentes culinárias: ninguém aguenta uma vida inteira de tutu à mineira ou spaghetti à bolonhesa...

 

 

Todas as faixas têm nomes de robôs famosos da ficção científica e na faixa “Pris” (homenagem ao robô andróide da versão original de Blade Runner) convidamos Marilia Zangrandi, extraordinária cantora radicada na galáxia do mundo lírico, para uma participação especial onde seu timbre extraterrestre se combina maravilhosamente com nossos brinquedos eletrônicos.

Coloque seu headphone e aperte os cintos, pois "Aí Vamos Nós!”