21 - Insomnia com Mike Ryan
Por Fernando Moura (piano, teclados e eletrônica) e Mike Ryan (trumpete)
Se para o Google “... a insônia se caracteriza pela incapacidade de conciliar o sono e pode manifestar-se em seu período inicial, intermediário ou final, para Fernando Moura e Mike Ryan a Insomnia que dá o título a seu primeiro trabalho como duo se refere a insistência em alimentar a procura por novas possibilidades de expressão musical.
Respeitados por sua originalidade e personalidade como instrumentistas, compositores e arranjadores, o pianista brasileiro e o trumpetista australiano radicado no Rio de Janeiro, onde pilota o TriBoz, respeitada casa de shows na Lapa que se destaca pela qualidade musical de sua programação, reúnem décadas de experiencias e referencias que se misturam e resultam em Insomnia.
O som do trumpete de Ryan, lembrando a fase “Bitches Brew” de Miles, foi o sinal criativo para que Moura começasse a estabelecer “provocações”, roteiros musicais em computador, baseados numa psicodelia de timbres, em liberdade melódica para além das sequencias harmônicas recorrentes de standarts de jazz ou de truques virtuosísticos característicos do fusion com seus solos intermináveis que acabam restringindo seu público a uma casta de iniciados.
O trabalho de Joe Zawinul nos primeiros discos do Weather Report como “I sing the body electric” inspirou Fernando em muitas das texturas, timbres e até mesmo no uso do piano acústico, dos pianos elétricos Rhodes e Wurlitzer e do Clavinete Hohner.
Insomnia busca a música como expressão, exercício de sensibilidade proposto por quem faz, direto para quem ouve.
Suas faixas de seguem duas direções: roteiros sequenciados por Fernando que provocaram reações musicais em Mike no estúdio editadas e processadas sonoramente e estruturas com material original de Fernando improvisado como loops que formaram “camas” para inspirar as viagens do trumpete de Mike (faixas “Just a Moment Please” 1, 2 e 3)
Na faixa “Seven”, o duo contou com a participação dos músicos Ary Dias (percussão) e Augusto Mattoso (baixo acústico) e é apresentada em duas versões que incluem um remix cinemático pronto para ser usado como trilha sonora de qualquer série ou filme de temática urbana.
Faixa a faixa em toques rápidos:
1- We are not one: força e idéias
2- Dois the visitor: tensão e lirismo
3- Hearthbreath: pulsação e firmeza
4- Eight: velocidade e profundidade
5- Sombra da Lua: romantismo e intensidade
6- Trois: transformações em metal
7- Shibuya Insomnia: solidão e incomunicabilidade
8- Just a moment please 1: expectativa e inquietação
9- Seven: caminhando e relaxando
10- Just a moment please 3: estruturas móveis
11- Just a moment please 2: relógio do espaço
12- Seven net work kangooroo remix: a noite em uma cidade distante
Insomnia é música que junta elementos de diferentes linguagens como o jazz psicodélico dos anos 70, as trilhas sonoras, loopings originais pré produzidos dialogando com performances em instrumentos acústicos.
Preparando para a volta de shows ao vivo depois de controlada a pandemia, Insomnia mostrará que não é música de proveta, nem karaokê e sim performance com Fernando Moura, Mike Ryan, computadores, iPads e convidados especiais em interação ao vivo e em tempo real.
Ficha Técnica
Todas as músicas compostas e arranjadas por Fernando Moura e Mike Ryan.
Músicos:
Fernando Moura: piano acústico, pianos elétricos Rhodes e Wurlitzer, Clavinete e teclados.
Mike Ryan: trumpete
Ary Dias: percussão (faixas 9 e 12)
Augusto Mattoso: baixo (faixas 9 e 12)
Gravado e mixado nos TudoPiano Estúdios, Rio de Janeiro por Fernando Moura.
Produzido por Fernando Moura.
Arte da Capa: Mike Ryan.
Vídeo Release: Toco Jungstead.
Produção Executiva: Claudia Rozental.