Pela Paz
Uma boa medida para sucesso de qualquer projeto são os frutos que ele traz em sua trajetória.
Lançado em 2021, MusiCosmos foi a realização musical que reaproximou os amigos Fernando Moura e Waldemar Falcão, parceiros musicais desde a década de 80, quando se conheceram na banda que acompanhava Zé Ramalho.
Formações e vivências musicais variadas juntaram essa dupla em projetos pessoais, produções para outros artistas e muitos shows e gravações.
Ao longo dos anos Waldemar abriu caminho no mundo da astrologia e Fernando seguiu o rumo das trilhas sonoras para cinema e TV, e trabalhos no Japão desde 1998.
Ao combinarem um reencontro de amigos no TudoPiano Estúdios de Moura, resolveram, à melhor maneira de sua geração, “levar um som”. Assim surgiu de improviso “Vento de Libra”, que seria o primeiro dos 12 singles inspirados nos signos do Zodíaco e lançados mensalmente nas plataformas digitais. A playlist resultante foi batizada como “MusiCosmos Zodiac”.
A receptividade dos ouvintes foi generosa, reconhecendo a qualidade instrumental das músicas que, longe de se apresentarem como “música para entendidos” ou como um soporífero musical destinado a “relaxamento”, são temas com forte identidade sonora e melódica.
No ano seguinte, o MusiCosmos lançou “Dreaming Skies”, seguindo a mesma estética instrumental ligada a climas e trilhas sonoras nos passos de Vangelis, Brian Eno e Robert Fripp. As músicas do projeto foram batizadas com os nomes das doze estrelas mais brilhantes do céu noturno. O trabalho contou com a participação de convidados em instrumentos como harpa, trompa, guitarra em microtom e cavaquinho, mesclados à flauta, dulcimer, teclados e pianos de todas as gerações, mas sem desvios para experimentalismos radicais… do século passado.
Inspirado pelo espírito pacifista de sua geração, que tanta falta está fazendo para evitar mortes de inocentes e violência sem fim, Fernando compôs o tema instrumental “Pela Paz” juntando elementos de sua formação pianística clássica, teclados como o Mellotron e Mini Moog, o rock progressivo dos anos 70 trazido pela flauta de Waldemar e o ritmo intenso e potente do derbak e snuj da convidada Lucielle le Fay, que surgiu para o MusiCosmos no Instagram como bailarina e coreógrafa de “Vento de Libra”.
"Pela Paz” expressa musicalmente um desejo de paz como algo vibrante, criativo e cheio de energia.
Paz é liberdade, é entendimento, e absolutamente essencial para que o mundo encontre um caminho mais justo e feliz, longe de falsas polêmicas e para além interesses econômicos opressores.
Junte-se a nós e dê uma chance à Paz.